Andrew Stephen Dallas Barton (New York, USA, 28 de abril de 1991) - conhecido artisticamente como Andrew Barton ou apenas Andrew. Cantor, compositor, produtor musical, ator, dançarino e ícone lgbtqia+, começou sua carreira como cantor ao ser descoberto pelos agentes visionários Leo e Fernando Giaccardi, os quais possuem uma agência especializada em gerir artistas e prospectar novos talentos. Leo e Fernando assinaram Andrew com a Warner Music em 2009 e ele passou a trabalhar em seu disco de estreia. Em meio ao furacão Freddie Allen, o qual experimentava sucesso estrondoso com suas inovadoras músicas Electro/Pop, Andrew era a nova aposta de sua gravadora para competir nas paradas. Em 2010, ano no qual o suposto "rival" não lançou nenhum disco, Barton surgiu na mídia com força total ao liberar "Beautiful Rain", seu primeiro single. A faixa surpreendeu por mixar o acústico ao pop e devido a sua letra fácil de se cantar e produção impecável, eventualmente chegou a #1 na parada de singles norte-americana. O álbum "RIOT" veio logo em seguida, vendendo milhões de cópias e emplacando outros hits como "Relax" e "Do Anything". O segundo álbum veio logo, em 2012: "Ring The Alarm" emplacou a smash hit mundial "Tonight (I'm Lovin' You)" e consolidou a carreira de Andrew a nível internacional. O terceiro trabalho "Lost In Love" chegou às prateleiras em 2013, acompanhado dos singles "Lost In Love" e "Penthouse". Para fechar o exitoso ciclo de quatro anos, o cantor lançou sua primeira coletânea de sucessos em 2014. Em 2015, lançou o disco "Checkmate", o qual teve uma das melhores estreias do ano em termos de vendagens e trouxe Barton de volta ao top5. Em 2018 retornou ao topo das paradas com o aclamadíssimo álbum "Superpower".
ANTES DA FAMA E INÍCIO DE CARREIRA
Nascido no coração da movimentada e icônica New York City, Andrew sempre esteve exposto ao meio artístico, mas começou a despertar interesse pelo mesmo apenas após os dez anos de idade, quando ingressou em um curso de teatro e se apaixonou pelos palcos. Seus professores e colegas logo começaram a notar sua aptidão para a música e facilidade para atuar nos musicais promovidos pela companhia. Foi durante uma de suas apresentações que chamou a atenção do olheiro Khris Bridges, o qual trabalhava para a reconhecida DX Agency of Communications. Tal agência possuía notável cast de modelos e não demorou para que Andrew assinasse com eles e realizasse seus primeiros trabalhos em comerciais de TV e editoriais de moda para algumas revistas.
O jovem trabalhou assiduamente como modelo até os dezoito anos, quando decidiu que iria investir em sua paixão pela música. À procura de uma assessoria, Andrew conheceu os irmãos Leo e Fernando Giaccardi, poderosos managers da indústria da música conhecidos mundialmente. Ao assistirem a uma apresentação do rapaz e observando seu potencial vocal e a energia e presença de palco, Leo e Fernando trataram de assiná-lo com a Warner Music, em 2009.
O jovem trabalhou assiduamente como modelo até os dezoito anos, quando decidiu que iria investir em sua paixão pela música. À procura de uma assessoria, Andrew conheceu os irmãos Leo e Fernando Giaccardi, poderosos managers da indústria da música conhecidos mundialmente. Ao assistirem a uma apresentação do rapaz e observando seu potencial vocal e a energia e presença de palco, Leo e Fernando trataram de assiná-lo com a Warner Music, em 2009.
DISCOGRAFIA
"RIOT" (2010)
Após quase um ano em estúdio gravando e produzindo inúmeras faixas, Andrew lançou pela Warner Bros Records / Warner Music o seu primeiro álbum intitulado "RIOT". O trabalho chegou às prateleiras em 7 de abril de 2010, vendendo 354 mil cópias em sua primeira semana somente nos Estados Unidos. O lançamento foi acompanhado pelo single "Beautiful Rain", o qual foi #1 na Billboard Hot e chegou ao top 5 em diversos países. Andrew era a aposta da Warner Music para o cenário Electro/Pop, que estava bombando nas rádios através do repertório de artistas como Freddie Allen, Divashley e Anneliese Jones. Na época, muitos disseram que o disco seria estrategicamente lançado em um ano em que Freddie não pretendia lançar nenhum álbum de inéditas e que Andrew iria se tornar mais uma cópia que surgia no mercado para acompanhar as tendências, sem agregar nada de novo. Desmentindo tais colocações e dando uma resposta à altura, Andrew divulgou um disco voltado para o Electro/Pop conforme previsto, mas conseguiu fazer com que algumas das faixas fossem mais "cruas", ou seja, com menos presença de efeitos como auto-tune, o qual carrega os discos de Freddie Allen e Divashley do início ao fim. O cantor foi elogiado pela autenticidade vocal em "Beautiful Rain" e "Overdrive" e vendeu milhões de cópias com "RIOT", que foi certificado platina quíntupla nos EUA em cerca de um ano.
O primeiro single, "Beautiful Rain" foi sucesso
instantâneo desde o dia em que foi lançado (16 de fevereiro de 2010),
tendo sido tocado exaustivamente nas rádios. O carro-chefe do disco
recebeu certificação de platina tripla nos Estados Unidos por suas
vendas físicas e digitais. Chegou à #1 na Billboard Hot 100, #2 nos charts de singles do Canadá e Nova Zelândia, #4 no UK e #3 na Austrália.
"Relax" foi o segundo single, lançado em 24 de maio de 2010. Com uma sonoridade diferente do primeiro single, a faixa trazia uma abordagem contemporânea e foi elogiada pelos críticos e pela mídia em geral. "Relax" acertou no quesito sensualidade e repetiu a #1 posição no chart de singles norte-americano.
Com influências latinas, a terceira música de trabalho foi "Do Anything". Críticos especializados destacaram e aplaudiram a empreitada do cantor em lançar cada single com uma sonoridade um tanto diferente um do outro, para atingir vários públicos. O single atingiu as mídias em 19 de julho de 2010.
"Overdrive" passou a tocar nas rádios em 28 de setembro. Foi comparada com "Beautiful Rain" no quesito sonoridade e também repetiu o sucesso radiofônico dos singles anteriores, chegando ao top 10 norte-americano e à primeira posição na Austrália.
Andrew fechou a divulgação de "RIOT" lançando a faixa título como quinto e último single em 11 de novembro. Apesar da pouca divulgação em comparação aos singles anteriores, a canção foi relativamente bem, mantendo-se por diversas semanas no top 20 da Billboard.
De todos os álbuns de Andrew Barton, "RIOT" foi o que mais vendeu a nível mundial: cerca de 18 milhões de cópias foram comercializadas e destas 5 milhões somente nos Estados Unidos desde seu lançamento. Em entrevista para a revista Rolling Stone às vésperas do lançamento do disco, Andrew explicou que o conceito dele "tem a ver com se rebelar, sair de sua zona de conforto, fazer barulho, mostrar que está aqui e que veio para ficar (...) é uma mensagem poderosa de acreditar em si mesmo e em sua capacidade de ser bem sucedido e de fazer a diferença neste mundo (...) quero deixar minha marca e dizer o que tenho para dizer sem medo do que as pessoas vão pensar". Para promover o trabalho, o rapaz embarcou em sua primeira turnê mundial, que começou no segundo semestre de 2010 e terminou em setembro de 2011. Logo após, ele voltou a estúdio para gravar seu segundo disco.
RIOT singles |
"RING THE ALARM" (2012)
Lançado em 26 de março de 2012, o muito esperado segundo disco de Andrew Barton finalmente chegou às mãos dos fãs, vendendo mais que o anterior em sua primeira semana: 378 mil cópias somente nos Estados Unidos. "Ring The Alarm" foi divulgado através do single "Tonight (I'm Lovin' You)", o qual foi seu maior hit a nível mundial, superando até mesmo os singles do álbum anterior. Este trabalho manteve um pouco do Pop/Dance que levou o cantor ao topo, mas trouxe influências do R&B como um diferencial. Na semana do seu lançamento, além do single, as faixas "Moneyshot" e "Electric Touch" figuraram no tops 60 e 40 da Billboard Hot 100 respectivamente, sem nem ao menos terem sido lançadas como singles oficiais. Para promover este trabalho, o cantor voltou aos palcos com a "Ring The Alarm World Tour", a qual ocorreu durante o segundo semestre de 2012.
"Tonight (I'm Lovin' You)" ou "Tonight (I'm Fuckin' You)" em sua versão dirty, foi o terceiro #1 do cantor nos Estados Unidos, tendo alcançado este mesmo peak no Canadá, Brasil, Nova Zelândia, Irlanda, UK, Argentina, Alemanha, Suíça, Dinamarca, França e Espanha. Estas colocações e as vendas absurdamente altas que a faixa gerou fazem deste o maior hit de toda a carreira de Andrew. Este single foi lançado em 30 de janeiro de 2012.
Andrew emplacou seu quarto #1 na Billboard com "Moneyshot", segundo single oficial do disco e também música da trilha sonora da série "Diventures". Foi enviado oficialmente para as rádios no dia 23 de março de 2012.
Para continuar a promover o disco, a Warner Music resolveu apostar em "Electric Touch", a qual apareceu no top40 da Billboard Charts na semana do lançamento do álbum sem nem ao menos ter sido lançada como single oficial. Eventualmente, após lançada oficialmente em 18 de maio, a faixa chegou ao peak #8 nos EUA, não repetindo o impacto do single anterior
O terceiro single foi "Shake" teve impacto na mídia em 5 de julho. A faixa era um pouco diferente do que o público estava acostumado por ser basicamente voltada para o R&B. Com uma letra fácil de se cantar, a canção logo caiu no gosto do público e teve mais reproduções nas rádios do que "Electric Touch". O seu peak na Billboard USA foi #7.
O cantor optou por trabalhar a faixa título como próximo single. "Ring The Alarm" foi oficializada em 2 de outubro de 2012.
"Ring The Alarm" emplacou a primeira turnê solo mundial do cantor, além de lhe proporcionar diversos prêmios e vendagens de mais de 21 milhões de cópias mundialmente, ultrapassando o trabalho anterior.
RING THE ALARM singles |
"LOST IN LOVE" (2013)
O tão aguardado e comentado quarto álbum de Andrew Barton teve sua estreia no dia 29 de abril de 2013. O trabalho marcou uma nova era para o cantor, que mergulhou de cabeça no Pop eletrônico, apostando todas as suas fichas em canções energéticas. Produtores de peso como John Hill, Tricky Stewart, Polow De Bon, Danja, RedOne, Bloodshy & Avant e Jeff "Jadion" Wells, compuseram a produção do repertório de "Lost In Love". Parcerias ilustres deixam sua marca neste disco: Freddie Allen e Stacy Sephora. Para promovê-lo, Andrew embarcou na "Rendezvous World Tour", a qual foi sua segunda turnê mundial e passou por diversos países.
O primeiro single "Lost In Love" recebeu seu lançamento digital e físico em 21 de março de 2013. "Lost In Love" contou com produção de RedOne e foi o sexto #1 de Andrew nos Estados Unidos.
O segundo single "Penthouse" é a parceria com a cantora Stacy Sephora. Este lançamento, realizado no dia 27 de maio de 2013, foi muito importante para a carreira da cantora, que encontrava-se em disputa com sua gravadora e, por isso, seu segundo álbum sofria diversos atrasos para chegar às prateleiras. O single foi o sétimo #1 de Andrew nos EUA, e terceiro consecutivo a atingir a primeira posição na terra do Tio Sam.
"FREE: THE GREATEST HITS" (2014)
Lançado no dia 24 de julho, "Free: The Greatest Hits" não deixou de fora nenhum single dos três primeiros álbuns de estúdio , trazendo uma seleção de smash hits poderosos como "Electric Touch", "Beautiful Rain","Moneyshot" e "Downtown". Para divulgar a coletânea, a Warner Music lançou "Free", a qual fez muito sucesso nas pistas de dança, e incluiu quatro faixas totalmente inéditas: "Back In 90th","Atoms Of Love", "Invisible" e "Higher". Segundo Andrew, as faixas inéditas foram gravadas para "Lost In Love", mas não foram utilizadas na tracklist final. Este foi também o primeiro álbum de Andrew a não ter divulgação massiva, com apenas um single lançado, pois o cantor entrou em um período de férias após quase cinco anos trabalhando sem parar. A coletânea foi bem-sucedida, vendendo aproximadamente 186 mil cópias na primeira semana (número espantoso para uma coletânea) e mais de 1 milhão de cópias somente nos EUA após seis meses de mercado.
A faixa que dá o nome ao trabalho, "Free", foi lançada como primeiro e único single para promovê-lo. O single foi muito bem-sucedido nas pistas de dança, alcançando o peak #1 no US Dance Club Songs, posição na qual permaneceu por três semanas não-consecutivas. No Hot 100, "Free" teve um desempenho mais tímido, alcançando a posição #16 logo na primeira semana, mas enfrentando queda dia após dia devido à falta de divulgação. O próprio Andrew explicou que estaria de férias por tempo indeterminado e, portanto, não investiria em divulgação.
"CHECKMATE" (2015)
Após renovar seu contrato com a Warner Music, foi lançado no dia 3 de dezembro o quarto disco de inéditas de Andrew, intitulado "Checkmate". O trabalho, que foi precedido pelo o single "Heat" (top10 nos Estados Unidos) tem como conceito um throwback, ou seja, um retorno e homenagem aos anos 70 e 80, época considerada por muitos como o melhor período da música popular, contudo, sem deixar de dar um toque moderno e contemporâneo. Com faixas assinadas por produtores renomados como Shellback e Max Martin, o repertório foi muito elogiado por críticos especializados devido a sua qualidade e criatividade. "Checkmate" foi a quarta melhor estreia de 2015, vendendo 580 mil cópias em sua primeira semana nos Estados Unidos.
No dia 14 de outubro, Andrew liberou o áudio de seu novo single "Heat" e, no dia seguinte, ele foi disponibilizado para venda e enviado para as rádios. Produzida pelo hitmaker Shellback, "Heat" foi divulgado principalmente através de performances televisivas e entrevistas radiofônicas. Após algumas semanas mantendo-se estável no top 15, a canção teve seu peak em #9 na semana do lançamento do disco, sendo este o primeiro top10 do cantor desde 2013.
"Young Love" foi apresentada pela primeira vez ao vivo no dia 6 de dezembro, durante o VMA 2015. Dez dias depois, a gravadora oficializou a música como segundo single, enviando-a para as rádios. "Young Love" teve o mesmo nível de êxito do single anterior; seu peak na Billboard foi #10 e sua melhor posição foi #9, na França.
A coisa começou a esquentar de vez com o lançamento de "Lipstick Lies" como terceiro single em 29 de fevereiro de 2016. A música teve um impacto tão estrondoso nas rádios e plataformas de streaming que estreou direto em #1, feio que Andrew não conseguia repetir desde 2013. O single foi #1 nos Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Dinamarca, Áustria, Irlanda e Suíça, além de ter figurado no top5 de mais de 15 países simultaneamente. "Lipstick Lies" chegou a barrar por uma semana "White Lightning", de Divashley e Samn Groesen. O clipe foi dirigido por Daniel Neutzsky-Wulff e é considerado um dos melhores de toda a carreira de Barton.
A escolha óbvia para quarto single foi "This Summer's Gonna Hurt". Produzida por Shellback, a faixa foi outro hit instantâneo, tocando exaustivamente nas rádios. Foi lançada e 26 de maio de 2016 e seu peak na Billboard foi #2.
O quinto single, escolhido pelos fãs, foi "Superbad", enviado para as rádios em 19 de agosto de 2016. O segundo #1 do disco nos EUA, a canção também topou as paradas da Austrália, Reino Unido, Alemanha e Irlanda.
Andrew finalizou a era com a faixa título, lançada como single no dia 3 de novembro de 2016. Apesar da divulgação praticamente inexistente, o single conseguiu atingir a posição #19 na Billboard, e fechou a era com chave de ouro.
CHECKMATE singles
"SUPERPOWER" (2018)
Andrew retornou às paradas depois de quase dois anos afastado. No tempo em que esteve longe dos holofotes, ele se casou com o ator Parker Allen, lançou uma linha de underwear e dedicou-se a outros projetos paralelos. Contudo, como a música sempre foi o foco maior, ele não demorou para voltar a estúdio e trabalhar nas faixas que viriam a construir "Superpower", seu quinto disco de inéditas. Barton trabalhou com a mesma equipe de "Checkmate" e o resultado não poderia ser diferente: uma fábrica de hits. De acordo com Nadine Fahr, crítica especializada, "Superpower faz jus ao seu título: é um disco poderoso, sólido e com várias faixas que, se forem trabalhadas como singles, serão hits esmagadores nas paradas". O disco inclui uma faixa produzida pelo DJ sensação Dastrangeboi e uma parceria com o rapper Summit. O disco foi lançado no dia 30 de outubro de 2018 e foi sucesso instantâneo.
Produzida por Oliver Goldstein e Richard Vission, os mesmos que assinaram o smash hit "Lipstick Lies", o carro-chefe do trabalho foi "Work That Camera". Lançado no dia 27 de agosto de 2018, estreou direto em #1 na Billboard, destronando "Rebels" single do colega Cody Henley. A faixa foi ainda mais bem-sucedida que "Lipstick Lies", topando as paradas em países como França, Austrália, Canadá e Reino Unido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário