sábado, 5 de junho de 2021

Anneliese Jones comemora os 10 anos do álbum "Automatic"

Anneliese Jones comemora hoje o décimo aniversário de "Automatic", o quarto álbum de inéditas de sua carreira. Com esse disco, a cantora não apenas superou a conhecida "maldição do quarto álbum", a qual lhe é atribuída a culpa de destruir a carreira de muitos artistas, mas também conseguiu reinventar o cenário da música na época, lançando tendências que foram seguidas nos anos seguintes e refletem até hoje nas carreiras de artistas do mundo pop.

No final de 2010, Anneliese assinou um contrato milionário com a RCA Records, subsidiária da Sony Music, e decidiu que era hora de lançar um trabalho mais maduro que os anteriores. O primeiro single, a faixa título, foi um sucesso absoluto, ainda maior do que seus hits anteriores: estreou em #1 no Billboard Hot 100 e permaneceu nessa posição por cinco semanas consecutivas. 

O single primeiro single foi só um pequeno aperitivo para o  que estava por vir. "Esperávamos que o disco fizesse sucesso, mas ninguém imaginou que seria tão explosivo como foi", contou Anneliese em entrevista recente para a Owned. "Quando lançamos o primeiro single, ele estreou direto na primeira posição sem quase nenhuma divulgação. Quando finalmente lançamos o álbum, foi uma loucura, minha agenda nunca esteve tão cheia como naquela época", relembrou Jones.

O disco vendeu 405 mil cópias em sua primeira semana apenas nos Estados Unidos e, hoje, dez anos depois, suas vendas passam das 27 milhões de cópias mundialmente, um verdadeiro fenômeno. "Automatic" foi também o trabalho de Jones com o maior número de singles, dez no total, tendo os três primeiros atingido a primeira posição na Billboard Hot 100 - "Automatic", "Warpath" e "Toy Box"



Na verdade, “Automatic” e “Warpath” foram os primeiros singles da carreira de Anneliese a disputarem simultaneamente o primeiro lugar em mais de dezesseis países, fazendo dela uma das únicas cantoras da história a ter disputado consigo mesma os topos das paradas ao redor do mundo.



"Warpath" é até hoje o single solo de Anneliese que mais vendeu em toda a sua carreira: mais de 19 milhões de cópias digitais e físicas. Além disso, foi aquele que emplacou o maior número de #1 nas paradas mundiais, incluindo o #1 na Billboard. Anneliese teve a ideia para compor a canção durante os eventos conturbados de sua separação do também cantor Mike Hunkerholf. Na época, os altos e baixos do relacionamento foram muito explorados pela mídia. "Mike me disse uma vez que eu jamais conseguiria emplacar um sucesso sem a publicidade que o nosso relacionamento trazia. Mas a verdade é que eu já havia emplacado hits bem antes de namorar com ele. Então, quando o relacionamento acabou, eu canalizei toda a minha raiva e ansiedade na produção dessa música e, no fim valeu a pena, se tornou o meu maior hit. Hoje em dia ninguém sabe quem Mike é e eu continuo na ativa", alfinetou a cantora. 



"Automatic" continua a ser muito amado na era digital, com mais de 350 milhões de execuções nas plataformas de streaming. Alguns críticos dizem que, em sua totalidade, o álbum não se mantém atual, isto é, algumas faixas ficaram datadas, mas não se pode negar que produziu alguns clássicos do pop e que marcou toda uma geração, lançando tendências. Além dos singles citados anteriormente, vale o destaque especial para "Your Love's a Drug" e "Girl Talk", parceria com Divashley.



Nenhum comentário:

Postar um comentário