quinta-feira, 6 de outubro de 2011

[BIOGRAFIA] Paul Stanton



Paul Stanton Wood Rockfeller (Lubbock, Texas, 10 de abril de 1992) - de nome artístico Paul Stanton, é um jovem cantor, ator e modelo. Filho de Carl Stanton Rockfeller e Marie Claire Wood, descobriu seu talento artístico por acaso, aos oito anos de idade, quando ganhou seus primeiros instrumentos (piano e violão) de presente dos pais. A partir daí, começou a estudar música e a compor suas próprias canções. Paul também foi matriculado em uma escola de teatro e cedo familiarizou-se com as artes cênicas.


ANTES DA FAMA E INÍCIO DE CARREIRA
    
Stanton pode ser famoso hoje como cantor, mas no início de sua carreira houve mais oportunidades no campo da atuação. Ele fez sua primeira aparição cinematográfica na produção "Tom Brown's School Days" e, no ano seguinte, interpretou o personagem principal em "Stormbreaker". Durante o ano de 2007 dedicou-se aos estudos, não fazendo nenhum trabalho significativo. Por mais de um ano, não conseguindo nenhum papel em outra produção, esteve perto de desistir de sua carreira artística, considerado investir na área de Direito.

Prestes a completar dezesseis anos, Paul deixou para trás sua terra natal no Texas e mudou-se com os pais para Los Angeles, pois o papel de protagonista no filme "Tormented" (2008). Apesar de conseguir papeis recorrentes em séries, filmes e trabalhos como modelo, a música sempre foi a paixão de Paul, e sua criatividade aflorava ano após ano. Foi durante uma apresentação sua em uma casa de shows que conheceu seu assessor Stephen Ferrera. O empresário ficou surpreso com o talento vocal do rapaz, que possuía uma voz surpreendentemente grave e afinada para sua idade, e viu nele potencial a ser aproveitado, oferecendo-lhe um contrato de representação e assessoria.

Stanton, representado por Ferrera, logo conseguiu novos trabalhos, estrelando seu primeiro filme musical lançado no final de 2008: "Falling Slowly", ao lado da também iniciante Lauren Reed. Enquanto isso Paul negociava contrato com algumas gravadoras. Foi o sucesso absoluto da canção tema do filme com Lauren, de nome "Falling Slowly", que lhe garantiu um record deal com a Capitol Records. A gravadora não se deteve em investir no jovem e em seu primeiro álbum, que teve influências do Rock Alternativo e do Country. O disco debut do cantor foi gravado enquanto sua popularidade crescia a nível mundial e o filme com Reed era reprisado inúmeras vezes nas redes televisivas e sua trilha sonora vendia que nem água.




DISCOGRAFIA

"DECLARATION" (2009)


O primeiro álbum de Paul Stanton, "Declaration", foi lançado em 23 de maio de 2009. O trabalho foi precedido pelo single promocional "Avalanche" e teve influência do Pop/Rock, Rock Alternativo e da música Country, a qual foi presente durante a infância do cantor, quando morava no Texas. Inicialmente, Stanton planejava lançar um disco totalmente voltado para o Country, mas a gravadora não achou as músicas gravadas comerciais o suficiente, e mandou-o de volta para estúdio, para gravar canções Pop/Rock. Alguns anos mais tarde, o próprio Stanton admitiu que a tracklist final foi montada pelo executivos da Capitol Records e que ele, na posição de artista novo, não tinha muito poder sob sua carreira.

Para promover o disco, os singles lançados foram: "Kiss Me Slowly", "Wanted", "Storm Warning", "Heroes", "Light On" e "Come Back To Me". Na composição do disco, Paul contou com a ajuda de compositores de peso como Kara DioGuardi. Os arranjos e mixagem ficaram por conta de Gavin Greenaway, Terry Lewis Patrick Leonard, conhecidos por seus trabalhos na área do Rock Alternativo e Country. Quando chegou às lojas, o alcançou vendas moderadas inicialmente, os números mais altos encontravam-se em alguns países da Europa e no Canadá. Nos Estados Unidos, alcançou as 84 mil cópias em sua primeira semana. O disco vendeu aproximadamente 5 milhões de cópias mundialmente desde seu lançamento.



O primeiro single solo de Paul Stanton foi lançado alguns meses após "Falling Slowly", com o objetivo de aproveitar o reconhecimento instantâneo que o cantor estava obtendo. A faixa "Avalanche" foi mandada para as rádios em janeiro de 2009, alcançando boa audiência e dando sinal verde para o álbum passar para a pós-produção. Apesar de tocar muito nas rádios, a faixa não recebeu um clipe oficial e portanto é considerada apenas como buzz single.



O primeiro single oficial "Kiss Me Slowly" foi lançado em fevereiro de 2009. O cantor aparece moreno pela primeira vez em qualquer registro de sua carreira porque, à época, teve que tingir o cabelo para um trabalho como modelo. Apesar do êxito nas rádios, a faixa ficou apenas no top 30 da Billboard, pela qual teve uma passagem rápida. Por causa disso, a gravadora decidiu pular para o próximo single logo depois.




"Wanted" foi o primeiro single lançado para este álbum que pode ser considerado um hit. A faixa foi muito bem aceita, especialmente pela comunidade da música Country, tendo ótimos peaks e número de execuções notável nas rádios. Lançada no começo de maio, a canção é considerada como aquela que alavancou o disco, que saiu no final do mesmo mês.


Devido ao sucesso de "Wanted", a gravadora escolheu "Storm Warning" como próximo single. A faixa, também Country, foi lançada oficialmente em julho, e repetiu a dose de sucesso do single anterior, recebendo elogios de críticos especializados pela sonoridade e letra. Este foi o último single Country que Paul lançou em toda a carreira.



"Heroes" foi a escolha do próprio cantor para quarto single. Foi elogiada pela maturidade dos vocais, pela sonoridade e produção impecáveis. Não repercutiu da mesma forma que os singles anteriores, tendo seus maiores peak em alguns países da Europa.








"Light On" foi lançado como quinto single em outubro de 2009.


O último single oficial foi "Come Back To Me".









DECLARATION singles

"GONNA GET BETTER" (2010)


No começo de 2010, vazou na rede uma faixa de nome "Radioactive" com vocais de Stanton. A música, totalmente voltada para o Electropop, gerou muitas discussões entre os fãs de Paul, que temiam uma mudança de estilo para acompanhar as tendências musicais, visto que no ano anterior ele tinha dividido os vocais com Freddie Allen em "Just Like That", faixa voltada para o Pop/Electro. Para amenizar os protestos, o próprio cantor pronunciou-se dizendo que não iria modificar o rumo de suas canções. Stanton, além disso, justificou que "Radioactive" foi gravada como demo para o famoso cantor de Pop/R&B Andrew Barton. Mais uma faixa Pop de nome "Upgrade" também vazou, contudo apenas um trecho estava finalizado quando isto ocorreu. Ainda no primeiro bimestre, o iLeaks voltou a vazar material inédito de Stanton, dessa vez, um preview de 30 segundos de uma faixa intitulada "It's Gonna Get Better". Um dos produtores do segundo disco afirmou que a faixa estaria entre as selecionadas para a tracklist oficial.

Em março, os fãs puderam finalmente conhecer o carro-chefe do disco, a balada "Beautiful Disaster". Co-escrita pela cantora icônica Kapree (que também ajudou na composição de outras faixas do trabalho), o single foi muito bem aceito nas rádios. O álbum de nome "Gonna Get Better" foi colocado nas prateleiras das lojas em 29 de abril. Infelizmente, apesar de todo o material promocional, o disco não repetiu a performance do anterior, amargando vendas inferiores. Em sua primeira semana, apenas 60 mil cópias foram comercializadas nos Estados Unidos. O trabalho veio a se recuperar conforme os meses passaram e vendeu mais de 4 milhões de cópias mundialmente desde seu lançamento. Quanto à sonoridade, este álbum marcou o abandono total do Country por parte de Stanton, e trouxe uma sonoridade mais 'pesada', com mais guitarra e outros arranjos. O disco foi lançado no Japão com uma capa diferente (ao lado).




"Beautiful Disaster" foi lançada em 19 de março, chegando ao topo em alguns países. Para promover o trabalho, a gravadora focou em televisão, rádio e performances ao vivo. O clipe do single foi reprisado incansavelmente em canais como MTV e VH1 e a música foi tocada inúmeras vezes nas rádios. Para contribuir, Stanton voltou aos palcos, embarcando em turnê.




"Do I Have To Cry For You" foi o segundo single, lançado em junho de 2010. A balada romântica obteve êxito especialmente na Austrália, Reino Unido e Japão. Este último, inclusive, recebeu o álbum com uma capa diferente, para celebrar o sucesso do single.






O maior hit deste álbum foi o terceiro single, a faixa "Fireflies". A gravadora não queria lançar essa música como single, por ser muito diferente do restante do álbum. Foi Paul quem insistiu em trabalhá-la como single, e o resultado foi muito positivo. É a mais Pop do disco.

"Summer Is Over" foi o quarto single, com parceria da cantora Claire Lodge. Esta faixa ajudou a alavancar a carreira da cantora, que a partir dali tornou-se conhecida mundialmente. O single foi lançado em duas versões, uma com e outra sem os vocais de Lodge. A versão tocada nas rádios é a versão com a cantora, e apenas no relançamento do álbum as duas versões estão presentes.




"Beating My Heart" finalizou a divulgação do disco, fechando  a era com chave de ouro. A edição single trazia uma b-side intitulada "Promising Promises", a qual tratava-se de uma faixa inédita tocada ao piano. Devido a isso, a canção, apenas de mostrar toda a destreza de Paul ao piano, não se tornou muito popular. Ao relançar o disco alguns anos depois, a Capitol incluiu a faixa na tracklist, fazendo-a ter o reconhecimento que merecia.




GONNA GET BETTER singles

"TIMELESS" (2013)


Após dois anos sem lançar material inédito, dedicando-se a projetos para o cinema e TV, Paul lançou o single "Dreaming" no final de 2012. Um pouco mais Pop do que todos os seus repertórios anteriores, o single teve repercussão mediana. O álbum "Timeless" chegou às lojas no dia 22 de janeiro de 2013, acompanhado pelo segundo single "Sitting At Home". Foi o seu trabalho mais elogiado pelos críticos até o momento, obtendo classificação 84 baseado em vinte reviews.

Para promover o trabalho, Stanton entrou mais uma vez em turnê, passando por vários países e continentes. Quando se apresentou no continente europeu, relançou o disco em uma edição limitada para fãs com capa diferente (ao lado). Apesar das vendas mornas no começo, "Timeless" conseguiu se recuperar, devido a sua estabilidade nos charts e a alta rotatividade dos singles. Este disco marcou uma mudança de visual de Stanton, que deixou de lado o loiro platinado e manteve o cabelo natural castanho claro na maior parte da era (exceção para o clipe de 'Take Me On').
O carro-chefe do álbum, a faixa "Dreaming", foi lançado em 15 de outubro de 2012. A sonoridade da canção distanciava-se do Rock Alternativo do disco anterior, sendo um pouco mais 'leve' que a maioria das faixas de "Gonna Get Better". Foi recebido de forma morna, recuperando-se e subindo aos poucos nos charts, especialmente depois do lançamento do clipe, o qual foi dirigido por Jamie King.

Acalmando os fãs que não se contentaram com "Dreaming", Stanton soltou o segundo single "Sitting At Home" no dia 10 de janeiro de 2013. A faixa foi considerada um retorno às raízes, remetendo a singles como "Come Back To Me" e "Heroes", do primeiro álbum. O clipe foi dirigido por Philip Andelman.







No dia 2 de abril, a terceira música de trabalho "Take Me On" atingiu as rádios e o iTunes. O single, cujo vídeo foi dirigido por Rich Lee, teve repercussão superior ao anterior. No entanto, muitos críticos especializados comentaram que Paul e a Capitol não haviam feito as melhores escolhas para singles, visto a quantidade de faixas presentes no álbum que poderiam ser consideradas melhores opções.



Ouvindo e seguindo a sugestão dos críticos, Stanton escolheu "Breakeven" como próximo single. Este foi o single mais bem-sucedido do trabalho e o primeiro do mesmo a pegar #1 nos Estados Unidos. A faixa atingiu o mainstream no dia 15 de maio e foi uma das mais executadas nas rádios no ano de 2013. O vídeo foi dirigido por Sophia Muller.


A última faixa a ser tratada como single oficial foi "Starlight". Este single atingiu a primeira posição nos Estados Unidos logo na primeira semana de lançamento. O vídeo foi dirigido por Joseph Kahn.



O próximo single com arte pronta para ser lançado era "For The First Time", mas a gravadora acabou não divulgando-o como os outros por motivos desconhecidos. De qualquer forma, a faixa chegou a tocar em algumas rádios por tempo limitado e, com isso, entrou no Ho100 da Billboard. Seu videoclipe foi liberado no site oficial do cantor, junto com outros filmados para a era mas que não foram utilizados.

TIMELESS singles

TBA (2015)

Paul atualmente trabalho em seu próximo disco, sem data de lançamento definida. Não muitos detalhes foram dados acerca do projeto.



FILMOGRAFIA
TRABALHOS CINEMATOGRÁFICOS E TELEVISIVOS

Paul sempre conseguiu conciliar a música com atuação. No início de sua carreira, os projetos mais recorrentes eram relacionados ao cinema. Assim que assinou com a Capitol Records, teve que diminuir o número de projetos como ator para focar na música. Nos anos em que não lançou nem divulgou álbuns, Stanton manteve o foco em produções como "Beastly", "I Am Number Four" e "Magic Mike".

Tom Brown's School Days [TV Film] (2005) ................................................................... Tom Brown
Stormbreaker (2006) ............................................................................................................ Alex Rider
Tormented (2008) ........................................................................................................... Bradley White
Falling Slowly [Musical - TV Film] (2008) .................................................................. Trevor Hopper
Wild Child (2009) ...................................................................................................... Freddie Kingsley
I Am Number Four (2011) .............................................................................................. Number Four
Beastly (2011) ................................................................................................................... Kyle Kingson
In Time (2011) .............................................................................................................................. Fortis
Magic Mike (2012) ....................................................................................................................... Adam
The Butler (2014) ........................................................................................................ Thomas Westfall
Endless Love (2014) ........................................................................................................... David Elliot



Nenhum comentário:

Postar um comentário